quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Oracle - Gerenciamento de usuários e segurança

Dando continuidade a rotinas diárias de um DBA, um tópico resumido sobre administração de usuário e segurança.


Depois de uma conta de usuário é criado, pelo menos privilégios básicos devem ser concedidos à conta para permitir que o usuário se conectar ao banco de dados e visualizar e criar objetos de banco de dados, conhecidos como objetos de esquema. Uma conta de usuário define:

- Como o usuário deve ser autenticado

- senha (criptografada) para autenticação de banco de dados

- Tablespaces que o usuário pode acessar e quotas sobre eles

- Se a conta está bloqueada ou não

Determinadas contas de usuário são incluídos automaticamente quando você cria seu banco de dados. Todos bancos de dados criados pelo Assistente de Configuração do banco de dados incluem o SYS, SYSTEM, SYSMAN e contas de usuário DBSNMP, mas as outras contas estão incluídos, dependendo quais recursos ou opções que estão instalados.

SYS: Criado automaticamente ao criar um banco, concedido papel de DBA

SYSTEM: também criado automaticamente, usado para criar tabelas adicionais e pontos de vista que são apresentados informações administrativas e tabelas internas e pontos de vista diversos usados pela Oracle Opções de banco de dados e ferramentas. Nunca use o esquema SYSTEM para armazenar as tabelas de interesse para usuários não-administrativos.

Privilégios administrativos: Necessários a um administrador para executar operações b´sicas de banco de dados, tais como a criação do banco, inicialização e desligamento, são concedidos através de dois privilégios de sistema especiais, SYSDBA e SYSOPER. Você deve ter um desses privilégios concedidos, dependendo do nível de autorização que necessita. Os privilégios SYSDBA e SYSOPER também pode ser pensado como tipos de conexões que lhe permitem realizar operações de banco de dados de certos privilégios para os quais não podem ser concedida em qualquer outra forma. Por exemplo, se você tem o privilégio SYSDBA, você podem se conectar ao banco de dados especificando conectar como SYSDBA.

A Oracle fornece esquemas no qual podem ser praticadas diversas rotinas

- Recursos Humanos, útil para a introdução de tópicos básicos.

- Entrada de Pedidos, útil para lidar com questões de complexidade intermediária.

- Catálogo Online, uma coleção de objeto-relacional de banco de dados

- Produto de Mídia, dedicado a tipos de dados multimídia.

- Trocas de informações, conjunto de esquemas reunidos

- Histórico de Vendas, projetado para permitir demos com grandes quantidades de dados.

- Contas de gestão, deve ser utilizado apenas por pessoal autorizado familiarizado com senhas fornecidas, essas contas são inicialmente bloqueada com suas senhas expiradas.

O gerenciamento dessas tarefas no material oficial é apresentado como gerenciar no Enterprise Manager. Não vou colocar os passos, pois os mesmos podem ser consultados pela internet, se possível vou complementar esse post caso eu tenha os passos via comando.



Nenhum comentário:

Postar um comentário